15:10

PROFISSÕES DO FUTURO I

A incerteza na hora de escolher um curso para prestar vestibular é grande e, na dúvida, o melhor é optar pelos cursos tradicionais, como medicina ou direito, certo? Errado. Fazer uma escolha antes de estar preparado para ela é, no mínimo, uma perda de tempo e dinheiro. Estudar em uma faculdade que não tem nada a ver com você traz decepção e mais incertezas.

O mercado está expandindo as suas áreas e o ideal é ficar de olho e ver se dá pra unir prazer e dinheiro, trocando em miúdos: se o seu curso tem a sua cara e se ele está cotado como um curso rentável do futuro. Novos cursos surgem todos os dias com o propósito de atender demandas do mercado de trabalho por profissionais especializados ou pelo desmembramento de habilitações tradicionais. Algumas novas graduações podem representar boas oportunidades de trabalho.

Dê uma olhada em cada um deles e veja se algum te chama a atenção e mereça a sua aplicação e esforço durante 4 ou 5 anos.


•ARTIGOS DE PROFISSÕES DO FUTURO


MIDIALOGIA: O profissional do audiovisual.

O curso de midialogia é uma das habilitações em comunicação social e nasceu para aprofundar conhecimentos em uma área que é estudada superficialmente nas graduações de Rádio e TV, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O curso, que foi criado em 2004, já tem a terceira posição no ranking dos mais concorridos da Unicamp: 39 por vaga.

A mídia tem dois significados: pode ser conteúdo ou veículo de comunicação. O midiálogo aplica os dois conceitos usando a linguagem como método de transmissão de informação, levando em consideração os processos de significado e significação, estudados em semiologia.

O profissional desta área é capaz de interligar os diferentes tipos de mídia (áudio, vídeo, fotografia...) e produzir um material que considere a sociedade em que está inserido, seus códigos, linguagens, histórias, teorias e condições técnicas. O mercado necessita desta carreira porque está em fase de crescimento, principalmente o cinema nacional, além das novas emissoras de rádio e tv. O trabalho produzido pelo profissional de midialogia é de alta qualidade e particularidade, podendo atuar em diversos segmentos de produtos audiovisuais como:

- Vídeo;- Cinema;- Rádio;- Fotografia;- Multimídia;- Web;- Computação gráfica;- Hipermídias e- Produção, recepção e crítica destes produtos,Além de poder entrar na área de docência ou pesquisa.

As principais matérias do currículo são teorias da comunicação, teoria do cinema, mídia e ciências humanas, educação e mídia, antropologia da imagem, teorias do signo, tecnologias da informação, fotografia e movimento, edição de produtos audiovisuais, computação gráfica e multimídia.



QUIROPRAXIA: O tratamento manual das dores no corpo.

Nos dias de hoje, toda técnica que ofereça um tratamento alternativo aos medicamentos ou intervenções cirúrgicas é bem vista por não ser invasiva. O curso de Quiropraxia ensina a utilizar as técnicas de terapia manual, exercícios e orientação de postura, procurando diminuir a dor e a tensão provocadas por lesões ou pelo desgaste no dia-a-dia. A profissão é a 3ª carreira mais procurada na área de saúde nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o campo ainda está em crescimento, mas já tem um bom número de vagas, devido à demanda e à falta de profissionais capacitados para exercer essa prática que tem eficácia comprovada cientificamente.

Apesar de novo em nosso país, a Quiropraxia já existe desde 1895 nos Estados Unidos, hoje conta com 50.000 dos 70.000 profissionais da área. No Brasil o curso só foi criado em 1998 e, desde então, é representado pela Associação Brasileira de Quiropraxia, reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia.

O quiropraxista pode:

- Orientar, prevenir e tratar as disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, dando ênfase na coluna vertebral; - Cuidar da saúde e do bem-estar dos indivíduos; - Realizar exames clínicos; - Atuar em consultórios e clínicas médicas; - Trabalhar conjuntamente com demais profissionais da área da saúde e - Tratar doenças sem o uso de medicamentos ou cirurgias.

As principais disciplinas cursadas na faculdade são as relacionadas à morfologia humana, à biomecânica do movimento e à saúde coletiva, além de matérias práticas e estágio. O curso de quiropraxia é feito em 5 anos e apenas duas universidades no País estão aptas a ministrá-lo: O Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, RS e a Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, SP, onde a mensalidade tem o valor de R$ 1172.



•AGROECOLOGIA: A corrida para amenizar os impactos ambientais causados pelas atividades rurais.

Orientar as atividades rurais para que não prejudiquem o equilíbrio do meio ambiente nunca foi tarefa fácil. E diante da crescente preocupação com os impactos provocados pelo homem no espaço natural, encontrar saídas para reduzir ao máximo os efeitos negativos da agricultura é mais que necessidade. É urgência.

Uma nova área de ensino, ainda tímida, pode ser uma saída para suavizar os choques causados pela relação desarmônica entre agricultor e ecossistemas: a Agroecologia. A proposta curricular do curso caminha lado a lado com os parâmetros de desenvolvimento sustentável, formando um profissional capaz de encontrar melhores e viáveis soluções para aperfeiçoar o relacionamento do agricultor com a terra.

E não é só isso. O profissional também estará capacitado para trabalhar em empresas e entidades ligadas ao planejamento de atividades ligadas à produção agrícola. Como o Brasil é um território de extensões continentais, o ensino da Agroecologia pode se tornar direcionado a cada realidade regional. A Universidade Estadual do Amazonas, por exemplo, busca a formação de profissionais voltados para a inovação tecnológica, com o objetivo de desenvolver de forma sustentável as comunidades rurais da região.

No Brasil, a Agroecologia é oferecida nas formas de bacharelado e Curso Tecnológico. No geral o egresso da universidade poderá:

-analisar características econômicas, sociais e ambientais dos diversos segmentos do agronegócio;- planejar, organizar e monitorar a exploração dos solos utilizados;- implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade da profissão.

Tanto o bacharel quanto o tecnólogo terá noções básicas de Química, Biologia e Física, além de disciplinas mais específicas como Extensão Rural e Sistemas de Produção Sustentáveis.



•GERONTOLOGIA: Promoção da qualidade de vida na 3ª idade.

Antes de conhecer as atividades deste profissional do futuro é preciso entender a diferença entre Gerontologia e Geriatria. Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento do ser humano e as formas de promover uma melhor qualidade de vida. Geriatria é a área médica que estuda e trata das doenças típicas das pessoas idosas.

As pessoas com mais de 60 anos de idade atualmente constituem 10% da população brasileira, com tendência a aumentar gradativamente, pois a expectativa de vida desta parte da sociedade vem melhorando todos os anos. O objetivo desse curso é formar profissionais que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos nos aspectos emocional, físico e social.

Os gerontólogos podem criar e implementar projetos que promovam o bem-estar da população idosa, trabalhando em órgãos públicos na área de assistência social. Este profissional está apto a assistir pessoas de 3ª idade, atuando contra o preconceito e estimulando-as a desenvolver atividades que lhes causem prazer e inserção social.

Grupos específicos como moradores de rua, idosos abandonados pelas famílias, imigrantes e portadores de necessidades especiais podem ser o foco do trabalho do gerontólogo. Hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, centros de saúde e convivência, organizações não-governamentais e casas de família são alguns dos locais onde sua assistência é mais requisitada.

Esse profissional também pode lecionar em cursos específicos de tratamento e cuidado de idosos. As regiões Sul e Sudeste são as que concentram a maior população de pessoas com mais de 60 anos de idade.

O curso de Gerontologia ainda é muito novo e forma sua primeira turma ainda no final de 2008 pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos, segundo o IBGE. Este é um fato que vai abrir ainda mais as portas para este mercado de trabalho. A previsão de salário inicial é de R$ 1.500.

Na faculdade, os estudantes verão matérias como psicologia, epidemiologia, bioestatística, biologia do envelhecimento, alimentação e nutrição, ciclo da vida, sociedade, meio ambiente e cidadania, aspectos sócio-culturais do envelhecimento, processos patológicos no envelhecimento, odontogerontologia e lazer ao envelhecer.



•UM BELO EXEMPLO: Entrevista com Cynthia Pimenta, craque em ganhar dinheiro com o surf.

O surf envolve mais de 140 mil brasileiros atualmente e é o 2º esporte preferido dos jovens do sexo masculino. Mas, nem por isso as meninas deixam de praticá-lo: o número de mulheres surfistas cresce a cada ano. Um exemplo disso é a aluna do curso de Gestão de Negócios em Surf da Estácio, Cynthia Pimenta, de 25 anos. Ela nasceu no interior paulista e há quatro anos e meio se apaixonou pelo surf.

Quando começou a trabalhar na área administrativa e de marketing de uma escola de surf surgiu a idéia de juntar o útil ao agradável. Matriculou-se no curso da Estácio e pretende trabalhar com Administração e marketing esportivo. “Acredito que o curso trabalhe exatamente com isso: mostra as áreas profissionais que o surf oferece, qualificando-as e incentivando a formação de grandes negócios”, diz a surfista, que está no 3º período e gosta de todas as matérias.

Os pais de Cynthia acharam inovadora a idéia da filha de seguir por uma área tão inusitada. A jovem justifica a escolha dizendo que “a cidade o Rio de Janeiro tem uma concentração grande de consumidores do surf, o que a torna um mercado a ser mais bem explorado e investido de forma que tenha um crescimento contínuo”.

Cynthia não tem medo da concorrência e nem do disputado mercado de trabalho: “há muito espaço no mercado só basta ser inteligente e saber onde aplicar suas fichas”.



•CIÊNCIAS ATUARIAS:O cálculo dos grandes investimentos.

De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.

Desde 2005, o número de cursos no Brasil passou de 5 para 13, o que já dá pra notar que o mercado está necessitando cada vez mais desta carreira. No setor privado as melhores opções estão entre as companhias de seguros, entidades abertas de previdência complementar, operadoras de planos de saúde e empresas de capitalização. Algumas companhias nacionais e multinacionais contratam o atuário como consultor em gestões de risco financeiro. As melhores oportunidades estão em São Paulo e Rio de Janeiro, mas com o alto crescimento de seguradoras em Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Fortaleza, o mercado está apto a receber um grande contingente de egressos deste curso.

Quando formado o atuário poderá:

- Fiscalizar a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência;- Calcular o valor de parcelas e prêmios de seguros, planos de saúde e previdência complementar;- Definir cláusulas de apólices;- Controlar e programar reservas financeiras de empresas de seguro e- Atuar em entidades financeiras, entidades de previdência privada, companhias de capitalização, sistemas oficiais de previdência e seguro e outras empresas do mercado financeiro.

O curso é perfeito para quem gosta de números e contas, muitas contas. As principais disciplinas do curso, que tem duração média de 4 anos, são cálculo probabilístico, matemática financeira, teoria do seguro privado, teoria do seguro social, estatística, contabilidade, administração, economia, processamento de dados e cálculo numérico.


•ENGENHARIA DE ENERGIA: O desenvolvimento de sistemas eficazes de geração de energia.

O momento de ascensão pelo qual passa a economia brasileira traz como conseqüência o crescimento de novas tecnologias de produção de energia, como é o caso dos investimentos do governo na área de biocombustíveis. Sem contar, é claro, com a caça incessante por novas reservas de petróleo no país. Isso levando em conta ainda as implicações diretas deste processo para o aumento da devastação ambiental.

Todos esses fatores foram fundamentais para a criação de um novo ramo de ensino responsável por formar profissionais habilitados para desenvolver sistemas eficazes de geração de energia, que aliam crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. Trata-se da Engenharia de Energia, graduação ainda recente no país, mas com grandes perspectivas de crescimento.

O egresso deste curso estará preparado para lidar com todas as formas de energias, sejam elas renováveis, como a hídrica, eólica e a solar, ou não renováveis, no caso do petróleo, carvão e material radiativo. O engenheiro de energia planeja todas as etapas de utilização da energia, desde o desenvolvimento do melhor sistema até a distribuição.

O profissional pode atuar na administração pública, avaliando as necessidades da região com o intuito de encontrar soluções econômica e socialmente viáveis, criadas de forma sustentável para diminuir ao máximo as agressões ao meio ambiente. Cabe também ao engenheiro de Energia coordenar programas de contenção e uso racional das fontes energéticas.

O setor industrial é o que mais oferece oportunidades de trabalho para esses novos engenheiros. Por isso, os estados com economias baseadas no segundo setor são os mais fortes do ramo, como é o caso da Região Sudeste. Os grandes investimentos em usinas de biodiesel no país também são campos fortes de atuação.

Curso

Na faculdade, o estudante terá contato com as disciplinas básicas da Engenharia, como Matemática, Física, Informática e Economia. Na parte específica, o curso aborda as áreas como eletricidade, combustíveis, potenciais hidráulicos, energia solar, térmica, nuclear e eólica. Os alunos estudam também a legislação e as normas que regulam o setor.



•COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: Um dos caminhos para o sucesso de um negócio.

Nunca se falou tanto em comunicação no ambiente empresarial como agora. Manter uma boa relação com a mídia já não está mais em segundo plano. Nas constantes mudanças que estão ocorrendo deste o final do século passado, o chamado “quarto poder” é o principal formador de opinião e ferramenta fundamental para a manutenção da boa imagem de qualquer negócio.

O estudo das assessorias de comunicação é recente e faz parte da grade curricular dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Os interessados por essas áreas têm agora uma opção mais especializada de formação superior: trata-se da Tecnologia em Comunicação Empresarial, graduação que pode ser considerada uma especialização em assessoria institucional.

Ao final dos dois anos de curso, o profissional estará por dentro das principais técnicas de divulgação da boa imagem da empresa para a sociedade. Para isso, desenvolverá ações para transformar um pequeno acontecimento da empresa em notícia de jornal. E quando isso acontece, seu objetivo principal é alcançado.

A comunicação entre os funcionários e com os setores diretamente ligados aos serviços prestados pelo negócio também faz parte das ações dessas assessorias. E todos os mecanismos criados para manter o bom relacionamento entre chefia e escalões da empresa e clientes são essenciais para manter a boa competitividade no mercado e fidelização. E tudo isso pode ser conseguido utilizando desde as mais simples até as mais sofisticadas ferramentas de comunicação, como jornais-murais e intranet.

E com a percepção da importância das assessorias de comunicação, o mercado de trabalho está em ascensão. Desde os mais simples negócios até as grandes multinacionais necessitam de serviços como este para divulgar de forma direta e eficaz o trabalho realizado. Assessores de comunicação podem atuar ainda no setor público.

O curso

Disciplinas multidisciplinares fazem parte do currículo desta tecnologia. Noções básicas de psicologia, economia e mercado, endomarketing e sociologia serão dadas aos futuros tecnólogos. Mas as matérias mais específicas são as que mais ocupam as 1600 horas da graduação, como Fundamentos da Comunicação, Gerenciamento da Informação Empresarial, Imagem Organizacional, Redação Jornalística e Oficial.



•ECONOMIA AGROINDUSTRIAL: Você quer trabalhar com o mercado mais lucrativo do país?

O agronegócio hoje representa 30% do Produto Interno Bruto – PIB – do Brasil e vem se tornando um campo seguro para investimentos. Esta área tem contratado cada vez mais profissionais para preencher o mercado de trabalho. O economista agroindustrial é, antes de tudo, um economista e, por isso, deve estar apto a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos.

O curso de economia agroindustrial nada mais é que um curso de ciências econômicas com ênfase em agrobusiness, o negócio mais lucrativo do Brasil. A graduação oferece uma formação em teoria econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais. Além destes, é possível desenvolver grandes competências em áreas fortes do mercado de trabalho como agronegócio, gestão dos recursos naturais e planejamento regional. No curso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq – da USP o aluno deve montar seu currículo escolhendo 11 dentre 35 disciplinas. Isto ajuda o estudante a traçar seu caminho de acordo com o seu perfil, desde o começo da graduação.

O profissional pode atuar:

- No mercado agroindustrial;- Em empresas de estratégia e política internacional;- Em empresas de pesquisas;- Em bolsas de valores;- Em órgãos ambientais e- Organizações não-governamentais.

As principais matérias da graduação são economia, matemática, administração, empreendedorismo, história do pensamento econômico, estatística, econometria, contabilidade, sociologia, marketing rural e ecoturismo.



0 comentários:

Postar um comentário